top of page

AfroNerd | Leituras: Guerra 1914 - 1918

"Eu acredito que a guerra está sendo deliberadamente prolongada por aqueles que têm o poder de acabar com ela. Eu acredito que esta guerra, na qual eu entrei, como uma guerra de defesa e libertação, tornou-se uma guerra de agressão e conquista."

guerra-1914-1918

Julius Ckvalheiyro, o autor desta HQ, projetou uma aula de história, não contada apenas pelo lado vencedor. Muitíssimo pelo contrário, desde de sua introdução fica claro que ele não desenvolveu este quadrinho pra isso, mas sim, deixa evidente que todos os participantes perderam muito, principalmente os soldados em campo.

Chamada de Guerra das Trincheiras ou Primeira Grande Guerra, o quadrinho relata hora através de quadros desenhados de forma pesada e suja, hora através de uma narrativa evidentemente bem pesquisada, os horrores da guerra, assim como as estratégias travadas e falhas cometidas por ambos os lados, a Tríplice Entente (Grã-Bretanha, França e Rússia) e a Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália).

É especialmente na narrativa que eu tive um pequeno estranhamento com o quadrinho. Sei que muita informação ali contida não deve ter sido fácil de ser obtida, mas eu esperava que a história fosse desenvolvida como quadrinho mesmo. A leitura da parte narrativa fica muito parecida com a de um livro de história e as características de quadrinho vão sendo deixadas. Isso não torna a publicação ruim, na verdade, a riqueza em informações detalhadas evidencia o quão um material como esse poderia ser utilizado em ambientes escolares. Mas é bem diferente de uma obra como Maus, que relata a guerra de forma mais pessoal através da história de Artie e seu pai.

Enfim, se você gosta de História provavelmente vai gostar muito desta obra, pois ela complementa e muito o conhecimento histórico da Primeira Guerra Mundial.

POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page