top of page

Resenha: Traço de Giz


Quando recebi essa HQ da P&N, de praxe, só pela capa, já havia me chamado a atenção. Depois, acabei me deparando com grandes elogios do Sidão a obra em um dos UHQ em Resenha e fiquei ainda mais vislumbrado. Não por menos, a obra de Miguelanxo Prado é um verdadeiro petardo, digno de uma leitura atenta e sensível. Traço de Giz, republicado em 2021 é uma ótima adição ao catálogo da editora.


Na história conhecemos Raul, um rapaz que em meio a uma tempestade severa, acaba atracando seu barco em uma misteriosa ilha no meio do mar. Assim que sai do barco, se depara com um muro repleto de coisas escritas em várias línguas diferentes. Considerando tudo ali aleatório e esquisito, o homem não está sozinho na ilha. Junto a ele estão Sara e seu filho Dimas, que são os proprietários da estalagem e uma outra navegante, Ana que afirma estar esperando por alguém. Decidido a conquistá-la, Raul passa a maior parte de seus dias tentando se aproximar. Mas, um mal presságio antecipado por Sara vai tornar as coisas complicadas para todos os ali presentes.





Quando você começa a ler Traço de Giz, sente uma leveza e fluidez quase banal nos diálogos do autor. Nada ali parece ser relevante e tudo que acontece parece comum. Até algumas atrocidades são encaradas de maneira cotidiana pelos próprios personagens, o que faz o leitor pensar que não há nada relevante. Ledo engano! Miguelanxo constrói tudo de uma maneira tão sutil, que o leitor percebe que está faltando algo, mas precisa olhar com mais atenção para entender o que. Brincando com um paradoxo temporal de maneira tênue pela forma como se encaixa na história, o autor faz um roteiro que até então parecia despretensioso, se tornar um quebra-cabeça envolvente.


O belo roteiro é acompanhado de uma arte esplêndida, feita com pincel e cheia de detalhes que fazem qualquer um parar, só pra admirar o traço.


Ao fim temos uma HQ excepcional, que não subestima o leitor, mas que certamente uma grande parte faz o inverso e subestima a obra, só pra no final se surpreender. Acaba sendo uma experiência de leitura fascinante, Traço de Giz é mais um grande acerto da P&N.


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page