top of page

Resenha: A Casa


"Se você tivesse que se refugiar em um momento feliz do passado, qual seria?". Este é um dos múltiplos trechos marcantes de um quadrinho sensível sobre lembranças do passado, que moldaram o presente e vão eclodir no futuro. Paco Roca emociona o leitor mais uma vez, com uma narrativa repleta de lembranças e momentos, que provavelmente qualquer um poderá se identificar.

A HQ gira em torno de três irmãos que precisam voltar à casa que seu pai dedicou a vida para construir, um ano após a morte dele. Decididos a organizá-la, para então vendê-la, eles vão revisitar memórias da vida com seu progenitor e diversos questionamentos se formam tanto sobre a decisão supostamente tomada, como também da própria percepção de vida que eles tiveram naquele local e com o pai deles.

O autor de Rugas prova mais uma vez sua sensibilidade para desenvolver narrativas que apesar de falar de temas aparentemente específicos, tocam quase que qualquer pessoa de forma muito pessoal. É muito difícil não se identificar com alguma coisa do quadrinho. Fazendo um relato pessoal, a obra me emocionou pois após anos, minhas irmãs tiveram de retornar a casa que minha mãe construiu quando éramos crianças para efetivamente morar lá. Cada passo dado foi uma lembrança particular, vivida por mim e por elas. Ainda mais porque, as circunstâncias eram quase as mesmas (minha mãe faleceu há 3 anos), e outras pessoas relacionadas às memórias que temos na casa também já se foram.

A narrativa flui tão naturalmente, que parece que fazemos parte da história, seja pelo alto grau de possibilidade de se relacionar, mas também porque o autor é um mestre nos diálogos reflexivos, porém simples.

Definitivamente Paco Roca já conquistou meu coração, como um dos meus autores favoritos e espero ver mais dele publicado aqui no Brasil. Histórias como essa são um dos motivos de eu amar a nona arte.


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page