top of page

Resenha: Guarani


Quando recebi esta HQ e li sua sinopse, fiquei espantado! Um dos motivos era pela brutalidade da história que iria ler, o segundo é que a obra retrata não uma ficção, mas um fato histórico de uma das guerras mais horríveis da América Latina. Guarani é um relato em HQ da Batalha de Acosta Ñu, um confronto tenebroso que colocou 3 mil garotos paraguaios contra 20 mil soldados entre uruguaios, brasileiros e argentinos.


Na história acompanhamos o fotógrafo francês Pierre Duprat, que está no Paraguai em busca de fotos do povo indígena Guarani. Com a intenção de fazer as fotos mais improváveis, dadas as circunstâncias dos riscos de um homem branco adentrar a mata para tal propósito, Duprat se vê diretamente envolvido no confronto sangrento que ocorre ali. Entre corpos mutilados, decapitações e outras atrocidades, mal sabia ele que ainda presenciaria algo ainda pior: crianças que nunca tocaram numa arma enfrentar um verdadeiro exército. Logo ele perceberá que por mais que tente se convencer que aquela guerra não o pertence, estar ali o torna parte integrante de tudo.





Este estilo de HQ é o que mais gosto de ler. Pois sempre possibilita que o leitor aprenda mais sobre a história e preencha lacunas que faltaram em nossa base de ensino. Afinal, esse é um acontecimento que envolveu nosso país e eu sinceramente não me recordo de ter aprendido nada sobre em minhas aulas de história. Esse resgate histórico promovido por Diego Agrimbau e Gabriel Ippóliti evidencia os problemas da guerra, além de onde podemos chegar por orgulho: crianças serem mandadas a guerra e ao mesmo tempo, soldados não pouparem as rendições mesmo estando em maior quantidade.

Duprat serve apenas como um ponto focal de nos colocar na história pela mesma perspectiva que ele, registrando tudo, mas impotente a seus acontecimentos.


Tudo isso é extremamente bem ilustrado por Gabriel Ippóliti, que possui um traço bastante realista, que funciona perfeitamente com a história, pois impressiona com seus belos cenários repletos de detalhes e impacta com os horrores da guerra.


Guarani para mim se destaca como uma das melhores leituras de 2021, um grande acerto da Editora Comix Zone. #AfroNerd #Guarani #ComixZone #Quadrinhos

POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page