Depois de 2 versões adaptadas para o cinema, eis que temos o Amigão da Vizinhança de volta ao universo da Marvel nas telonas. E eu, baseado na minha opinião e experiência com o filme digo que valeu a espera.
Tom Holland é praticamente o Peter Parker
A essa altura do campeonato você já deve saber quem é Tom Holland. O garoto que cativou o público nos seus poucos minutos de tela em Guerra Civil, foi ainda mais surpreendente em De Volta Ao Lar. Mas por que eu digo isso?! O garoto entrega uma atuação e estilo de Peter Parker que todos queríamos ver. Sem contar que o próprio é muito semelhante ao Peter. Pelo semblante dele ao interagir com os Vingadores, com ênfase em Tony Stark, você vê um menino extremamente empolgado por tudo aquilo, do mesmo jeito que o ator (de 21 anos), que provavelmente deve ter ficado muito empolgado em ter a oportunidade de encenar com grandes nomes como Robert Downey Jr, Chris Evans, Mark Ruffalo, Benedict Cumberbatch entre outros (lembrando que não necessariamente esses atores estão no filme, mas estou explicando a questão de experiência de atuação que Holland vem tendo no MCU). Tom Holland então nos apresenta o Peter Parker mais animado e cativante até então.
Narrativa contida
Se você é um garoto de 14 anos (ou 15 como ele fala no filme) e tem poderes especiais, além de um tutor que o está testando os limites, obviamente você não tem a experiência, a noção e muito menos a vontade de decepcionar seu tutor, que ao mesmo tempo é o seu grande ídolo. Em De Volta Ao Lar é exatamente isso que acontece. Peter praticamente não vai para Manhattan, ele atua mais em seu bairro, o Queens. A trama está muito mais focada em apresentar um garoto com uma vida normal de estudante de ensino médio, ao mesmo tempo que tenta lidar com suas desventuras amorosas, seus colegas de escola e é claro, seus poderes. Escolher apresentar um Peter realmente adolescente foi certeiro e deu um ar totalmente novo. Ver Peter a todo momento tendo que escolher entre ficar com a garota que gosta ou proteger inocentes faz parte da formação do herói desde seu material de origem.
Um vilão que você se importa
Michael Keaton é o Abutre que você respeita! Um vilão simples que ninguém nunca ligou nos quadrinho ganhou uma roupagem completamente nova no filme. Você simplesmente entende o porque ele está fazendo o que faz. E levando em consideração o histórico de vilões medianos que a Marvel tem feito no cinema, o Abutre ter ficado acima da média é algo a ser notado. Os momentos de interação entre Holland e Keaton são sensacionais, tanto quando ambos estão vestindo seus mantos, como quando estão em suas roupas de civis. Ênfase para uma cena específica onde ambos tem um diálogo tenso em um dos momentos do filme.
Menos tecnologia, mais Peter Parker
Talvez uma das únicas coisas que me incomodou no filme, é o excesso de tecnologia aplicada no traje do Homem-Aranha. Ok, sabemos que o mesmo foi construído por Tony Stark e é inevitável que houvesse tais avanços na roupa de batalha de Peter, mas, isso também impede que tenhamos uma das melhores coisas que o Homem-Aranha tem em suas batalhas, a inteligência para enfrentar seus adversários. Com um traje High Tech como esse, Peter acaba que usando mais os recursos do mesmo, do que seu intelecto arrojado ao enfrentar simples bandidos de rua. Porém, ao mesmo tempo a interação que o garoto tem com os recursos da roupa são divertidíssimos.
Ahhhh... as referências
O filme é uma chuva de homenagens há tantas coisas que é impossível listar todas aqui. Desde de referências a capas e quadrinhos clássicos do Teioso, até elementos da cultura pop e dos anos 80. Para cada pessoa que assistir o filme, irá identificar suas próprias referências baseado nas suas próprias experiências seja de leitura, de ter assistido filmes ou estar ligado nas atualidades.
Enfim, Homem-Aranha De Volta Ao Lar é um filme legal que entrega o que se propõe, sem precisar ser grandiloquente com sua trama, além de ter um elenco excelente para dar conta do recado. Se você ainda não viu o filme, assista sem medo, mas também não vá com muita expectativa, pois por ser um filme contido, pode não lhe oferecer tudo que possa imaginar. Deixe a expectativa para o segundo que terá um responsabilidade muito maior, já que irá suceder o maior evento do MCU: Vingadores Guerra Infinita e V4.