top of page

BGS - Brasil Game Show 2017

Você conhece a BGS? A Brasil Game Show, a maior feira de games da América Latina chegou em sua 10° edição. Inaugurada em 2009, no RJ, a feira foi crescendo ano após ano, a ponto de se tornar um dos principais eventos do calendário nerd do país.

O AfroNerd teve a oportunidade de conhecer o evento como imprensa e aproveitou de dois dos cinco dias para jogar, conhecer e desfrutar do melhor da indústria de games num só lugar!

A Feira

Para começar o evento este ano voltou para seu local já conhecido, o Expo Center Norte. O espaço em si estava um pouco confuso, mas nada que 3 voltas no evento não te situa-se. A dedicação que a feira tem com a imprensa é bem bacana, pois eles liberam a quarta-feira para que nós possamos ter uma melhor ideia do evento e de suas atrações.

Falando em atrações, diferente de qualquer outra feira de entretenimento a BGS tem muitas atividades. Praticamente todos os estandes proporcionam alguma experiência para seu público, sendo games, quiz, atividades lúdicas com brindes e etc. Alguns que chamaram bastante atenção foram os estandes da TNT e das balas Fini. A TNT estava distribuindo energéticos para aqueles que conseguissem alcançar o botão da parede com o formato do energético que quer, porém, o desafio de chegar era maior, pois você fica preso a uma corrente elástica que te puxa para trás, exigindo um pouco de força. Já a Fini deu uma experiência bem nostálgica. Lembra aquelas máquinas de pegar ursinhos de parques de diversão, no estande da Fini você era suspenso no ar como a garra e depois é decido para dentro de uma piscina de bolinhas cheia de pacotes de balas Fini. O que conseguir pegar durante os segundos que fica mergulhado é tudo seu. Isso mesmo, tudinho seu!

Outra empresa fora do seguimento de games estava marcando presença na BGS foi a UBER, que estava ministrando uma ação bem bacana, onde celebridades se enfrentavam num combate de Street Fighter e entregaram R$ 50.000,00 em crédito para o Hospital GRAACC, para ajudar na locomoção dos pacientes.

Os Games

Voltando aos games, tive a oportunidade de jogar alguns que são do meu gosto pessoal como: - LEGO Marvel Super Heroes 2; - Marvel vs Capcom Infinite; - Assassin's Creed: Origins; - Gran Turismo Sport; - Need For Speed Payback; - Forza; - LEGO Ninjago.

Como um bom fã da Marvel que sou, fui atrás de conhecer a mais nova aventura LEGO do universo Marvel e vou confessar que gostei bastante apesar de a DEMO não mostrar nenhuma diferença do game anterior. Não que eu visualize muitas possibilidades de mudança para um jogo que tenha a temática LEGO como base. Na demo você já começa com a nova equipe de desajustados favorita do momento, os Guardiões da Galáxia e você tem que enfrentar um celestial que está atacando o que parece ser a Terra (não prestei tanto atenção no cenário). O jogo é bem divertido e o trabalho em equipe é primordial para concluir a missão. Já o Ninjago, talvez por eu ter pego no meio do jogo, não tive a melhor das experiências, mas também não foi nada ruim. O motivo é que eu fiquei perdido sem saber o que fazer, por justamente não pegar do início da demo, o que acabava atrapalhando para aproveitar o jogo.

Marvel vs Capcom era, é e sempre será um clássico dos jogos de luta (e também dos fliperamas). A demo e o jogo já estão disponíveis para a galera, mas só lá pude jogar um pouco desta nova versão do jogo que tirou alguns personagens icônicos da equipe dos X-Men, provavelmente por causa dos direitos cinematográficos, e deu mais destaque para personagens da equipe dos Guardiões, assim como podemos contar com Motoqueiro Fantasma, Capitã Marvel e futuramente com o Pantera Negra que vira em DLC.

Assassin's Creed infelizmente eu não tenho muito o que dizer, pois tive apenas 5 minutos de tempo de jogo e acredito que isso não seja o suficiente para formar nenhuma opinião. Mas o que posso dizer é que gostei muito dos gráficos do jogo e que diferente dos poucos jogos da franquia que joguei, gostei bastante que a jogabilidade não está dura.

Agora falando dos jogos de corrida, vou explicar porque gostei mais de Need For Speed (como sempre), do que de Gran Turismo ou Forza. Primeiramente, gosto de jogos com o cenário aberto, ainda que na corrida de Need For Speed o mapa não seja aberto, fora da mesma é tudo livre. Já em Gran Turismo as pistas são mais de corrida mesmo, tanto que tem até mesmo Interlagos, mas esse tipo de pista não é do meu gosto pessoal kkkkk. Fora isso a jogabilidade de ambos é bem diferente. Enquanto em Gran Turismo a jogabilidade é mais técnica e dura, em Need For Speed temos a jogabilidade mais livre (na minha opinião) e agora tem elementos mais parecidos com o de Burnout, onde temos que detonar carros em corridas mais radicais. Forza já é um intermediário entre os dois jogos para mim. Não tenho muito o que falar dele, pois joguei pouco e desse pouco, achei apenas padrão e com uma jogabilidade mais dura.

Posso dizer claramente que meus favoritos são Need For Speed, LEGO Marvel Super Heroes 2 e Marvel vs Capcom.

Localização O Expo Center Norte é um belo espaço de evento. Arejado, espaçoso e bem grande, mas sua localidade é um pouco fora mão quando não tem aqueles já tradicionais ônibus gratuitos do metrô para o evento (como nas bienais etc). Ainda assim, não é difícil chegar, praticamente na saída da estação tem um ponto onde passam pelo menos 4 linhas de ônibus diferentes que vão para o Expo Center Norte. Mas, fica a dica para a próxima edição ter os fretados, pois isso dá um puta help e todos os grandes eventos como CCXP e a própria Bienal do Livro de SP possuem esse serviço.

Conclusões

Enfim, o evento é sensacional, mas procure ir em dias menos movimentados como quinta ou sexta-feira (claro, se possível). São dias que você consegue aproveitar mais a feira, os games e os estandes sem muitas filas e stress. Como visitante de primeira viagem o saldo foi muito positivo e espero que nos próximos anos essa sensação permaneça. Concluindo, essa foi a passagem do AfroNerd pela BGS 2017.

Comments


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page