top of page

Resenha: Espetaculare Meneghetti


De um maço de fumetti para uma graphic novel notável, Kash Fyre só demonstrou que seu talento para contar histórias é indiferente ao tamanho delas. Muito além disso, o autor apresenta uma história fascinante de um dos principais heróis do início do século XX para as classes trabalhadoras. Um personagem real e cativante, este era Meneghetti.


Na história que é baseada em fatos, conhecemos o início do famoso “gatuno dos telhados”. Com uma vida comum, Meneghetti se cansava rapidamente de trabalhar demais para receber pouco, algo muito comum e que é recorrente nos tempos atuais. Logo, ele inicia os furtos e fugas descomunais, seguindo suas próprias regras: nunca roubar de pobres; só roubar bens supérfluos; não trabalhar em grupo e não usar armas. Não tarda para que seu nome se espalhe, já que a burguesia se vê prejudicada e ameaçada, colocando a polícia em seu encalço. Mas eles vão precisar de muito mais que isso, se quiserem aprisionar o grande Meneghetti.





Quando observamos a realidade do Brasil, soa com toda certeza como um ato de heroísmo a aparição de uma pessoa que rouba dos ricos para ajudar os mais pobres. Nossa desigualdade social é tão alarmante quanto a do século XX, com algumas diferenças, pois camuflamos a verdade com subcategorias que fazem alguns acharem que estão próximos de quem realmente detém o poder. A obra é uma homenagem a história deste homem que se tornou um símbolo dessa luta, que hoje carece de uma força maior. Talvez por isso a HQ seja tão importante, não pelos seus furtos milagrosos, mas pela importância de se lutar contra o sistema que só nos consome e não nos retribui.


A obra tem um ritmo excelente, com ação, aventura, mistério e até romance, que é parte fundamental da trama. Com quase 200 páginas, a publicação entrega uma história que flui tão bem, que você fica querendo mais para continuar vivendo aquele momento, onde a classe burguesa temia um homem que estava além de seu controle.


Se alguém tem dúvida do talento de Kash Fyre, nesta pela publicação da Guará, ele evidencia como sabe contar uma boa história, ilustrá-la e dentro de seu entretenimento, criticar questões sociais. Espetaculare Meneghetti para mim é uma obra completa.


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page